A Festa Literária de Marechal Deodoro – FLIMAR, é um projeto desenhado para ser evento anual, com mesas de debates, palestras, oficinas e saraus literários, além de apresentações de diversos segmentos culturais: shows musicais, feira de livro e cultura, cinema, seresta, desfile de moda de rendeiras, folclore, concerto de música clássica e outras apresentações culturais nos polos divididos pelo Sítio Histórico trazendo um novo olhar sobre a importância desse evento que traz como marca principal a valorização e integração dos deodorenses em todo cenário e contexto.

O munício de Marechal Deodoro foi a primeira capital do estado e concentra o maior volume cultural, gastronômico e tuerísticos de Algoas. As rendas, as centenárias filarmônicas, a Massagueira (maior complexo gastrônomico ao ar livre do Brasil), a Praia do Francês, a Praia do Saco, a Prainha e um sítio histórico mantêm viva a história de Alagoas.

A FLIMAR, em sua 8ª edição que acontecerá de 22 a 25 de novembro de 2017, será repaginada ganhando novas dimensões e envolvendo os mais diversos setores num ato de grandiosidade e valorização dos atributos e qualidades. Da singeleza de nossas rendas às belezas naturais, dos sabores gastronômicos e potencialidade musical do lugar.

A FLIMAR é um projeto de consolidação de uma política de incentivo à leitura, com resultados concretos, que se prolongam e são constantes as atividades literárias nas escolas e comunidades, contribuindo para que haja amor e hábito à leitura, reduzindo o número de analfabetos, melhorando o próprio ser humano e a qualidade de vida de todos.

Iniciar uma revolução de cidadania na comunidade por intermédio da cultura, principalmente a leitura.

A FLIMAR tem muitos momentos de diversão, prazer e encantamento Ela também deixa um legado gigantesco e variado para toda população envolvida e os parceiros. O objetivo é contribuir efetivamente para um futuro melhor.